Sites e Dicas aos Professores
















Monta fotos


O Photovisi é um site que faz várias montagens com fotos. Super rápido e fácil de usar. As montagens saem com ótima resolução, podendo ser usadas como papéis de parede, salvas no computador, ou compartilhadas em Redes Sociais, como o Facebook. Deixo um tutorial abaixo com todos os passos.
Para acessar o site clique no link:




















Como funciona o Atendimento na Sala de Informática Pedagógica



Sala de Informática Pedagógica Proinfo: atende as turmas do 1º ao 9º ano em aulas semanais, coordenados pelas Professoras
no matutino : Leandra Guerra
no vespertino: Mirian Schattschneider
Como acontece o atendimento sala de informática pedagógica Proinfo:
  • Turmas do 1º ao 5º ano , com uma aula  quinzenal;
  • Turmas do 6º ao 9º ano com o atendimento por disciplina,onde  cada professor desenvolva  um projeto utilizando a sala de informática pedagógica.
  • Professores de Artes, Educação Física e Inglês do 1º ao 9º Ano devem desenvolver pelo menos um planejamento durante o ano utilizando a sala de informática pedagógica.
  • Reforço escolar: sempre que houver disponibilidade de horários, podem utilizar a sala de informática pedagógica.
  • Sempre que houver horário disponível, mais disciplinas e mais professores/turmas podem ser atendidos.
  • Cada professor deverá ter pelo menos um projeto durante o ano que envolva a sala de informática pedagógica.
  • Além dos projetos, a sala de informática pedagógica pode ser utilizados para planos de aulas diversos.
Para utilizar a sala de informática pedagógica:
  • É necessário planejar com antecedência as aulas e horários com a coordenadora da sala. Sem a entrega do planejamento não será realizado o atendimento.
  • Na sala de informática pedagógica, a disciplina dos alunos, o repasse do conteúdo, a correção das atividades e a avaliação da aula é de responsabilidade do professor da turma.
  • Sempre que for trabalhar com pesquisa na internet, o professor da turma deverá orientar seus alunos quanto a questão do “copia e cola” e solicitar que escrevam a referência bibliográfica das imagens, textos e vídeos pesquisados e utilizados em seus trabalhos.
  • O professor da turma deverá ter conhecimento do funcionamento e regras dos softwares, programas, editores e/ou jogos que for fazer uso com seus alunos.
  • Sempre que for utilizar portais na internet, sites, jogos online, atividades interativas, entre outros, o professor deverá conhecer o conteúdo antes de apresenta-lo aos seus alunos.
  • Aulas expositivas, com slides, Cds, DVDs, animações e/ou outros materias que sejam somente para visualização dos alunos, não serão realizadas na sala de informática pedagógica. Para estas aulas, há na escola o projetor multimídia que poderá ser levado para a sala de aula.

Professoras Coordenadoras: Leandra Guerra e Mirian Schattschneider.

Ano 2013 (Modelo  readaptado site   do kb virtual)

Professores das Salas de Informática Pedagógica
Responsabilidades:
  • Garantir que todos os alunos e professores interajam na Sala de Informática Pedagógica.
  • Utilizar as ferramentas disponíveis, focando nas habilidades e competências dos alunos e destacando o papel das TIC no desenvolvimento da autonomia e da auto-aprendizagem do aluno.
  • Favorecer atividades colaborativas entre estabelecimentos escolares locais, nacionais e internacionais, promovendo intercâmbios culturais e proporcionando a expressão e a comunicação por meio de trabalhos coletivos, de autoria e/ou que possuam função social.
  • Ampliar os conhecimentos do corpo docente em tecnologias na educação a fim de orientá-los nos seus planejamentos.
  • Utilizar a Sala Informatizada Pedagógica como recurso didático auxiliando alunos e professores na adequação dos conteúdos curriculares e temas transversais às tecnologias digitais e midiáticas,
  • Integrar as TIC no âmbito curricular.
  • Conhecer as técnicas de ensino-aprendizagem à distância integrando-se a comunidades virtuais de aprendizagem.
  • Pesquisar as potencialidades das TIC no apoio aos alunos com necessidades educativas especiais e turmas de alfabetização.
  • Desenvolver nos alunos a cidadania e o (re)conhecimento de outras culturas, visando a interculturalidade através da participação nas atividades em rede.
  • Garantir o respeito a legislação dos direitos autorais tendo como princípio o desenvolvimento de um cidadão responsável.
  • Integrar as TIC no processo de ensino e aprendizagem em parceria com supervisão da Unidade Escolar utilizando as reuniões pedagógicas e horas-atividade.
  
Perfil:
  • Ter abertura à inovação tecnológica e ter capacidade de adaptabilidade aos novos cenários educacionais favorecendo e reconhecendo as práticas pedagógicas inovadoras.
  •  Ser reconhecido pela instituição escolar através da atribuição de mérito às suas práticas inovadoras e propiciadoras de desenvolvimento educacional integrado e contextualizado.
  • Ser crítico em relação às fontes de informação utilizadas, avaliando criteriosamente os documentos eletrônicos, desenvolvendo instrumentos de análise e avaliação em relação à informação veiculada.
  •  Conhecer a dimensão educativa globalizante dos currículos, de forma a agir em conformidade com os contextos numa visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estar atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, verificando sua contribuição.
  •  Estabelecer relação interpessoal, possuindo um bom relacionamento com o corpo discente, docentes e demais profissionais da Unidade Escolar.
  • Ser multiplicador e promover a formação continuada em serviço dos demais professores .
  • Construir meios pessoais de acesso ao saber e ao conhecimento, (auto)formação, trabalho em equipe, incluindo-se como elemento em interação com o mundo.
  • Desenvolver a cooperação entre alunos e turmas, fomentar o trabalho de equipe e de resolução de problemas numa lógica de desenvolvimento de cidadania. 
  • Estimular o desenvolvimento de projetos de forma abrangente e interativa (co)responsabilizando-se de forma a integrar, partilhar e desenvolver as competências dos alunos e o seu desenvolvimento pessoal e social.
  • Orientar os alunos na pesquisa, seleção e tratamento de informação recolhida em vários suportes, sendo mediador dos alunos para a utilização crítica e criteriosa das fontes de informação.
  • Ter visão técnica, conhecer os equipamentos e manter-se informado sobre as novas atualizações.
  • Conhecer as matrizes curriculares e o projeto político pedagógico da escola.
 
Ações:
  • Elaborar um plano de ação em conformidade com o projeto político pedagógico da escola.
  • Adequar as atividades e os recursos de acordo com as necessidades dos grupos, objetivos específicos do currículo e as competências que os alunos deverão alcançar.
  • Auxiliar os professores nos projetos e planos de aula mantendo uma extensão entre as atividades desenvolvidas na sala de informática pedagógica e sala de aula, adequando às  necessidades dos alunos e a viabilidade de execução.
  • Auxiliar o professor e o aluno na busca de novas informações e na elaboração de um produto final ou troca de experiências virtuais.
  • Avaliar continuamente, diagnosticando eventuais dificuldades do corpo docente e discente e auxiliá-los.
  •  Fornecer horários flexíveis para o atendimento de alunos e professores com auxílio de um cronograma semanal de horários.
  • Aproveitar os recursos oferecidos na sala de informática pedagógica e incluí-los na prática pedagógica participando das formações continuadas: cursos de aperfeiçoamento e encontros de estudos, para refletir sobre o uso pedagógico, incorporando as tecnologias educacionais nos planejamentos.
  • Incluir a computação em nuvem (internet), para aprendizagem e troca de novas informações, e a utilização de ferramentas como o Google Docs, Dropbox e Evernote para armazenamento de arquivos compartilhados e trabalhos colaborativos.
  • Estimular o uso de GPS e/ou Google Maps para trabalhos que desenvolvam a geolocalização virtual com aplicativos móveis (smarthfones ou tablets) ou não.
  • Pedir para alunos e professores que assinem uma autorização de uso de sua imagem, para a liberação de publicações e exposição de imagens, vídeos, sons, e textos.
  • Divulgar o trabalho desenvolvido na Sala de Informática Pedagógica.
  • Planejar em conjunto com o supervisor e o professor regente de forma transdisciplinar, preferencialmente numa lógica de trabalho por projetos.
Observações:
  • Nunca deixar a sala aberta sem a sua presença ou sem a presença de um professor responsável.
  • Instalar somente softwares autorizados pela PMJ/SME ou softwares livres.
  • Zelar pela conservação da Sala, observando o estado de funcionamento dos equipamentos (hardware e software) e comunicando à assistência técnica ou o setor da SE responsável em caso de alguma irregularidade.
  • Reservar cinco aulas semanais, de preferência nas sextas-feiras, para pesquisa e planejamento de aulas, manutenção, atualização de softwares, instalação de programas e publicação de projetos/ atividades e encontros de formação continuada.
  • As necessidades técnicas deverão ser comunicadas aos responsáveis pelo apoio técnico através do telefone34326644, com Aluísio.

Atribuições dos Professores do Ensino Regular na Sala de Informática Pedagógica
  • Ter bem claro o objetivo e conteúdo do projeto que pretende trabalhar,
  • Entregar e combinar o planejamento, antecipadamente, com o professor de informática pedagógica,
  • Agendar as aulas e no mesmo momento planejar com o professor da sala de informática pedagógica como será desenvolvida a aula: análise ferramentas adequadas à proposta, o tempo de duração aproximado do projeto ou plano de aula e horários.
  • Acompanhar a turma, em fila, com segurança, até a sala de informática pedagógica.
  • Antes de utilizar um software, site ou outro recurso pedir para ser testado com antecedência.
  • Aproveitar todo o tempo da aula.
  • A disciplina, a ordem e a organização dos projetos são da responsabilidade do professor da turma.
  • Apresentar os projetos e/ou atividades, antecipadamente, ao professor da sala de informática pedagógica e supervisora da escola.
  • O professor não poderá ausentar-se da sala de informática pedagógica durante as aulas ou fazer outra atividade.
  • É proibido o uso dos computadores para a impressão de trabalhos e a utilização da internet para trabalhos particulares.
  • Nos dias que as turmas tiverem passeio, reuniões pedagógicas, homenagem cívica e feriados, as aulas poderão ser reagendadas, na semana seguinte, caso tenha horário disponível,
  • Caso os professores das salas de informática pedagógica participem de cursos fora da escola, estes serão divulgados na sala dos professores.
  • Serão impressos apenas os trabalhos que tiverem uma função social, ou seja, que possam ser expostos e lidos pelos alunos dos outros anos e pela comunidade. Ficará a cargo de cada escola esta decisão.
Referências:

PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores , pesquisa e extensão - Editora Olho d´Água, 2000 , p 29.
PROGRAMA DE INFORMATIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – 2009
FARIAS,Vinícius. Tendências para a educação nos próximos cinco anos – 2012/2017 – Disponível em: <http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=6076> Acesso em: 19/02/2013.
LOPES, José Julio.A Introdução da Informática no Ambiente Escolar.  Disponível em: <http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm> Acesso em: 19/02/2013.

 http://www.slideshare.net/raquelmatos/toondoo-2721773

Como colocar um video no yutube...


http://blogueigoo.blogspot.com.br/2009/10/como-colocar-video-no-youtube-tutorial.html

Dicas....


SÉRIES INICIAIS
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html
http://www.atividadeseducativas.com.br
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/atividades_principal.html
http://www.iguinho.com.br
http://www.guri.com
http://www.solzinho.com.br
http://elizinharocha.blogspot.com/
http://www.alzirazulmira.com/links.htmlhttp://www.falamenino.com.br http://www.suapesquisa.com/indios/
http://www.turminhaquerubim.com.br/
http://www.semprealegria.com/blog/?cat=44
http:www.dools.com.br
http://www.falamenino.com.br
http://www.canalkids.com.br/portal/index.php
http://recreionline.abril.com.br/
http://www.terra.com.br/criancas/
http://www.monica.com.br/
http://www.mingaudigital.com.br
http://www.educarede.org.br
http://www.meninomaluquinho.com.br/
http://www.1papacaio.com.br
http://www.discoverykidsbrasil.com
http://www.vamosbrincar.com.br/
http://www.educacaodinamica.com.br/games/material_dourado.html
http://www.jogosfantasticos.com/infantis/
http://www.smartkids.com.br/
http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos.htm
http://pbskids.org/
http://www.estudamos.com.br/ingles/index.php


PORTUGUÊS
http://www.soportugues.com.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Português
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/portugues_atividades_com_letras.html
http://www.camara.gov.br/internet/reformaortografica/mudancas_no_brasil.html

LITERATURA
http://informecritica.blogspot.com/2011/02/obras-literarias-gratuitas-na-internet.html
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://www.literaturabrasileira.net/site/
http://www.algumapoesia.com.br/poesia.htm
http://www.livroclip.com.br/
http://www.ciberpoesia.com.br/
http://omnis.if.ufrj.br/~ifbib/letras.html
http://www.ig.com.br/paginas/novoigler/download.html
http://www.artpage.com.br/gilberto/literatura.html
http://alternativadeletras.blogspot.com/2009/05/atividades-de-literatura-t3-e-t4.html

MATEMÁTICA
http://www.somatematica.com.br
http://www.exatas.mat.br/exercicios.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Matemática
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Raciocíneo
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fundam.htm
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/matematica_atividades_com_numeros.html
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_matem%E1tica/inicial_matematica.html
http://www.hoodamath.com/games/index.php
http://www.estudamos.com.br/matematica/

CIÊNCIAS
http://www.sobiologia.com.br/
http://www.soq.com.br/ (Química)
http://www.sofisica.com.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Ciências
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Meio Ambiente
http://www.cdcc.usp.br/quimica/fundamentos/equacoes.html
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ciencias_atividades_diversas.html
http://www.uc.pt/UC/tomenota/2008/20080313/
http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia5.php
http://profmokeur.ca/quimicap/
http://www.cdcc.usp.br/quimica/fundamentos/equacoes.html

HISTÓRIA
http://www.sohistoria.com.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link História

GEOGRAFIA
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Geografia
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/geografia_atividades_diversas.html
http://www.j-o-g-o-s.com/Jogos-Geografia/
http://edumed.no.sapo.pt/Jogos.html


ARTES
http://www.arteducacao.pro.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Artes
http://elizinharocha.blogspot.com/search/label/Arte

LÍNGUA INGLESA
http://www.solinguainglesa.com.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Inglês
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ingles_atividades_lingua_estrangeira.html

ESPANHOL
http://www.soespanhol.com.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Espanhol

EDUCAÇÃO FÍSICA
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Educação Física
http://www.educacaofisica.com.br/

OBSERVAÇÕES:
Na rede de sites no qual pertence o somatematica, soportugues e demais áreas, deverão realizar um simples cadastro para criar usuário e senha, o portal é gratuito. Inclusive oferece jogos, exercícios e softwares para fazer downloads.

PEDAGOGIA
http://www.sopedagogia.com.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br – Link Pedagogia
http://www.vivenciapedagogica.com.br/sites_educacao.html

EDUCAÇÃO
http://www.guiademidia.com.br/sites/educacionais.htm

INFORMÁTICA
http://www.apostilando.com/pagina.php?cod=1
http://www.sociedadedigital.com.br/
http://www.topblog.com.br

OUTRAS DICAS...

Pessoal estas dicas são legais.....
Este site oferece várias opções de jogos educativos e atividades desde a educação infantil até o ensino superior. Bem interessante, vale a pena dar uma olhada!

http://www.educacaoadventista.org.br/fundamental-1/679/linguagens


Jogos de Língua Portuguesa
Passa o tempo e aprende - Jogos de Língua Portuguesa
http://guida.querido.net/jogos/


Dicas para Professores

Sugestões de jogos para aula de matemática nas séries iniciais.





Olá, meninas !
Neste link vcs vão encontrar uma boa seleção de músicas para o dia das mães.
Abraços.


http://www.melhordanet.com/letras/musica_mae.htm



Dicas para Alfabetização

jogos:Muito legal , várias atividades para alfabetização

 http://www.ludoeducajogos.com.br








APRENDENDO A UTILIZAR O SLIDESHARE



COMO POSTAR NO SLIDESHARE

CURSO PROINFO INTEGRADO – TURMA 2012/2º SEMESTRE

PELA PROF.ª GLÁDIS LEAL DOS SANTOS

1º ) CRIAR UMA CONTAR
2º)  ACESSAR A CONTA
3º) FAZER UPLOAD DO ARQUIVO
4º) CLICAR NO PERFIL:  “MY UPLOAD”
5º) EDITAR AS CONFIGURAÇÕES :  PERMISSÕES E TAGS (PALAVRAS CHAVES)
6º) ENCONTRAR EM MINIATURA  - EDIT SETTINGS
  • Alterar títulos. 
  • Descrição: pouca informação 
  • Tags (palavras chaves) – separadas por vírgula 
  •  UPDATE - ATUALIZAR
7º) Re-Upload – Para substituir a atualizada
8º) Observar o nome do ARQUIVO e clicar no link
9º) Visualizar publicada e pegar o “EMBED”
10º) Acessar o blog, em nova postagem – em HTML – e colar o código


COMO ELABORAR UM FORMULÁRIO?

O formulário no Google Docs pode auxiliar o professor em muitas das suas tarefas, tais como: avaliação, levantamento de dados, análise de textos ou hipertextos e outros.

Veja aqui um Tutorial para aprender a utilizar o Formulário:


O QUE É UMA WEBQUEST?

Como trabalhar com a WebQuest a fim de promover uma aprendizagem significativa? Quais são seus objetivos e passos para utilizá-la? Tentei em poucas palavras, descrever o que significa a WebQuest e como utilizar essa metodologia com eficiência. Um pouco mais sobre isso em WebQuest em Sala de Aula.

Exemplos de WebQuest:

1. Alimentação

2. Sítio do Picapau Amarelo 

3. Cyberbullying


DICAS DE SITES PARA TRABALHAR OFFLINE

1. Indicado pela Prof.ª Marcia Regina Carlon 


Como criar um blog








Nenhum comentário:

Postar um comentário